Melhorias na produção da farinha de mesocarpo da Vila Esperança no PI



Um aumento de 50% na produção do mesocarpo e um maior aproveitamento do coco babaçu são ações alcançadas pelas famílias da Vila Esperança. Desde que o núcleo produtivo da comunidade passou por uma reestruturação, por meio do projeto Pindova, as condições de produção registraram resultados satisfatórios.

Rosa Mendes da Silva Rodrigues tirou do babaçu o sustento para a família. Lembra, junto com o marido, das longas noites quebrando na marreta a casca do coco e da época em que vendia o quilo a R$ 0,20 (Vinte Centavos). Hoje os tempos são outros e ela incentiva às filhas a ingressarem na quebra do coco por meio da atuação da cooperativa.

“Passamos por capacitação, temos um núcleo de capacitação adequado. O trabalho aparece e do negócio conseguimos sustentar com dignidade as nossas famílias”, enfatizou.

A produção envolvendo o coco babaçu aumento de 150 kg de mesocarpo/ mês para 300 kg. Atualmente além da farinha, as mulheres aproveitam a matéria-prima para a produção do azeite e artesanato. O Núcleo de Produção, totalmente reestruturado pelo projeto Pindova, beneficia cerca de 50 famílias na Vila Esperança. Com a melhoria no processo de produção e a profissionalização dos envolvidos, o grupo conquistou novos mercados.


Featured Posts
Posts em breve
Fique ligado...
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Nossas bandeiras:

- Produção agroecológica

- Economia solidária por meio do Cooperativismo

- Empoderamento dos sujeitos.

Nossos apoiadores:

Venha nos conhecer:

Rua da Prainha, 551, São Benedito, Pedreiras - Maranhão - Brasil.

CEP: 65725 - 000.

Fone: +55 99 3642-2061
E-mail: gentedefibra@assema.org.br

© 2014 ASSEMA. Todos os direitos reservados. 

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus