ASSEMA organiza suas estratégias de intervenção a partir de planos macros. Estamos no exercício do Plano Quinquenal (2013 a 2017), o qual foi elaborado com a participação ampla e ativa de representantes das organizações de base comunitária, onde estão localizados os sujeitos de direitos priorizados pelo plano.

 

Na gestão administrativa do Plano, temos uma Direção Executiva e Conselho Fiscal, apoiados pela Secretaria Executiva, Coordenação finananceira, Comunicação e Mobilização de recursos.

 

Os objetivos de mudança do plano estão sob a responsabilidade de 3 Programas sendo conduzido por uma equipe técnica multidisciplinar.

 

- Programa Agroextrativista de Produção Integrada – PAPI, que pretende ampliar a produção para o autoconsumo e a comercialização de alimentos seguros e diversificados;

 

- Programa de Comercialização Solidária – PCS que objetiva ampliar a renda das famílias agroextrativistas por meio da organização de processos coletivos de comercialização justa e solidária; 

 

- Programa de Formação e Acesso a Direitos – PFAD, que se ocupa em promover o empoderamento dos sujeitos para intervenção qualificada em suas organizações locais e nos espaços de políticas públicas e, ainda ampliar o acesso das famílias agroextrativistas, às políticas e programas de SAN e Educação contextualizada, por meio das organizações locais.

 

Os sujeitos priorizados pelo Plano chegam a 4.500 famílias distribuídas em 18 municípios, são eles agricultores (as) familiares assentadas (os) de reforma agrária, agricultores (as) familiares quilombolas, mulheres jovens e adultas agroextrativistas quebradeiras de coco babaçu, mulheres jovens que se identificam como filhas de quebradeiras, homens jovens e adultos que praticam a migração pendular para o agronegócio e crianças (03 a 14 anos), adolescentes e jovens (15 a 25 anos) em idade escolar.

 

Nossa Diretoria

 

Diretoria Executiva

-Raimundo Ermino Neto (Coordenador Geral)

-Betsaida de Sousa Moreira (Coord. Geral Adjunto)

-Aldenir Gomes Damascena Sousa (Coord. Financeiro)

-Ana Cleuma da C. Miranda(Secretária geral)

-Silnara Lopes de Sousa (Secretária Geral Adjunta)

-Francisco Germano de Sousa (1º Conselheiro Executivo)

-Maria Antônia Santos Salazar (2º Conselheiro Executivo)

 

Conselho Fiscal

-Claudielma Lima de Araújo (1º Conselho Fiscal)

-Valdemir Viana Teixeira (2º Conselho Fiscal)

-Gesi da Silva Sousa (3ºConselho Fiscal)

-José Maria Luna Soares (Suplente Conselho Fiscal)

 

Nossas bandeiras:

- Produção agroecológica

- Economia solidária por meio do Cooperativismo

- Empoderamento dos sujeitos.

Nossos apoiadores:

Venha nos conhecer:

Rua da Prainha, 551, São Benedito, Pedreiras - Maranhão - Brasil.

CEP: 65725 - 000.

Fone: +55 99 3642-2061
E-mail: gentedefibra@assema.org.br

© 2014 ASSEMA. Todos os direitos reservados. 

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus